Prognóstico: Brasil x Suiça (Copa do Mundo 2018)

Já temos data marcada para o primeiro jogo do Brasil na Copa do Mundo, na Rússia. Dia 17 de junho acontece a partida de estreia da seleção nesse mundial, contra a Suíça. Em toda a história da Copa do Mundo o Brasil só enfrentou a Suíça em uma ocasião, lá em 1950, na primeira vez que sediamos um mundial de futebol. O jogo teve como placar um empate entre as equipes de 2 a 2. Recentemente, no ano de 2013, em um amistoso, a Suíça venceu o Brasil por 1 x 0. Mas diante de tão poucos confrontos, fica um pouco difícil prever o que pode acontecer nesse jogo, não é mesmo?

Sites de apostasNotaBónus Copa do MundoObter um bónus
Bet365 T & C Clicar aqui >
Sportingbet Aposta Grátis de £50 (R$226,07) Clicar aqui >
Betway até R$200 Clicar aqui >
Betboo Bónus de Boas-Vindas de 120% Clicar aqui >

BRASIL X SUIÇA – AS SELEÇÕES

É importante prestarmos atenção em alguns detalhes, para analisarmos melhor as características de cada time e tentarmos identificar o que (possivelmente) vai acontecer no primeiro jogo da nossa seleção.

Para começar, a seleção brasileira é conhecida no mundo inteiro por ser uma das mais fortes e está sempre (sim, em todo mundial) entre as equipes que tem mais chances de ganhar. Com um forte histórico e grande tradição no futebol, mesmo com alguns deslizes nos últimos anos – especialmente o fiasco da Copa do Mundo de 2014 – é aposta certa para muitos torcedores. Por outro lado, a Suíça não tem uma grande história em campeonatos mundiais, tendo uma seleção fraca quando comparamos com o time atual montado por Tite. Mesmo com grandes nomes no elenco suíço, como Shaqiri e Granit Xhaka o Brasil tem bons jogadores, como Marcelo, Gabriel Jesus e, claro, Neymar.

Além disso, nos últimos anos a seleção brasileira vem em uma crescente em termos de rendimento e gols. Com técnicas nem sempre convencionais (como fazer os jogadores treinar sem caneleiras), o técnico Tite chama a atenção por ter elevado o nível dos membros do time, melhorando consideravelmente a qualidade técnica. Quando anunciou suas opções de escalação, foi bem recebido pelo público geral. Montou um time completo, com grandes nomes e destaques de times nacionais e internacionais.

Na fase de classificação para a Copa do Mundo, o Brasil conseguiu ficar em primeiro lugar com 41 pontos (o Uruguai, em segundo lugar, teve 10 pontos de diferença, fazendo 31 pontos). Durante os jogos classificatórios teve 12 vitórias, 5 empates e somente 1 derrota, com somente 11 gols sofridos. Um resultado bastante interessante e promissor.

A Suíça por sua vez, jogando contra times europeus na fase de classificação, ficou em segundo lugar, com 27 pontos (junto com Portugal, que ficou em primeiro por critérios de desempate). Foram 9 vitórias e 1 derrota, com um saldo de 16 gols, entre 23 marcados e 7 sofridos. Por conta disso, precisou jogar o play-off contra a seleção da Irlanda do Norte e acabou levando a melhor. Pode não parecer uma campanha inspiradora, mas foi uma grande evolução para a Suíça. Especialmente porque no primeiro jogo das eliminatórias, venceu Portugal por 2 a 0. Depois disso, conseguiu 8 vitórias consecutivas e perdeu no último jogo para Portugal, também de 2 a 0 (uma vingança, talvez?)

E vamos lembrar que, apesar da pouca fama do futebol Suíço, um grande trunfo do time europeu nesse confronto é a defesa reforçada, muito bem organizada, seguindo táticas determinadas pelo técnico Vladimir Petković – elogiado pela mídia da Suíça por trazer senso de união e pertencimento aos jogadores suíços. Os goleiros escolhidos para o time também são reconhecidos por suas habilidades, demonstrando que a Suíça pretende vir com a defesa muito preparada e apoiada pelos demais jogadores.

SELEÇÃO FAVORITA

Mas o que podemos esperar desse jogo entre Brasil e Suíça?

Bom, seguindo a lógica acima e o histórico das duas seleções, a seleção brasileira pode esperar um jogo difícil de desenvolver. A Suíça provavelmente virá com sua defesa reforçada, tentando resistir às investidas dos atacantes brasileiros de todas as formas possíveis. Por isso, o Brasil terá que ser inteligente para fazer ataques certeiros, na tentativa de desarmar a defesa bem montada.

Porém, a pergunta é: será que a defesa da Suíça será capaz de impedir uma vitória brasileira? Apesar de toda a tensão que envolve estreias (ainda mais quando se trata de estreia em Copa do Mundo), o ataque brasileiro foi bem escolhido pelo técnico Tite e já demonstrou em partidas anteriores a força e a qualidade técnica que emprega em suas jogadas. Aqui temos seleções que são excelentes em partes diferentes do time. Isso faz com que, no final, seja uma questão de quem é mais persistente em suas táticas e quem vai conseguir obter o melhor resultado.

EM QUEM APOSTAR?

A opinião de apostadores ao redor do mundo é que o Brasil vai levar a melhor. Pode ser que o placar não seja tão expressivo, mas a maioria das pessoas acreditam que o Brasil tenha pelo menos 70% de chance de vitória. Afinal, a história faz muita diferença, e apesar do 7 x 1 contra a Alemanha, o Brasil tem 5 títulos mundiais na bagagem, o que faz diferença na hora de escolher o time.

A minha opinião? Difícil dizer, já que muitas vezes o time não tão favorito acaba surpreendendo. A própria Suíça tem em seu histórico alguns gols importantes, incluindo contra a seleção espanhola no mundial de 2010. Então, menosprezar o time menos conhecido não é uma boa ideia.

Mas, uma vez que tenho que escolher, eu aposto no Brasil. Aqui, há claramente um favoritismo. Mesmo com a seleção Suíça demonstrando uma grande evolução e ser bastante competitiva, acredito que o time montado por Tite esteja mais completo e com mais possibilidades de vitória. Minha aposta é que o Brasil vai vencer esse jogo, com pelo menos um gol de estreia (eu chuto um placar de 1 x 0 para o Brasil).

Além disso, tudo que posso prever e apostar é que será um jogo emocionante, com bastante significado para o Brasil, que está saindo da má fase vivida na última Copa do Mundo. Uma vitória nesse primeiro jogo seria importante para motivar os jogares e a torcida, e tirar de vez a sensação de “promessa não cumprida” que carregamos desde 2014.

OS ODDS

Várias casas de aposta ao redor do mundo concordam com o favoritismo do Brasil nesse jogo, com pelo menos 70% de chances de vencer na partida de estreia. No site Bet365, os odds ficam em 1.36 para vitória do Brasil, 4.75 para um empate entre os times e 8.50 para a vitória da Suíça.

Registre-se agora com este exclusivo código de bônus Bet365.

Outro prognóstico:

Brasil x Servia

Brasil x Costa Rica